32.7 C
Piauí
8 de dezembro de 2019
Cidades em Foco
Geral Pernambuco em Foco

Uso excessivo do celular pode causar síndrome

Se você acorda e já verifica as novidades no smartphone, não está sozinho. Afinal, pesquisa do Ibope mostrou que 24% dos brasileiros têm esse hábito. O smartphone é a distração também para 46% dos entrevistados. E é esse uso excessivo que fez surgir, na comunidade médica, a chamada Síndrome do Pescoço de Texto (ou Text Neck, em inglês).

Segundo especialistas, a postura da maioria das pessoas na hora de ler a tela do celular prejudica a coluna e membros superiores. Já os membros superiores também podem ser afetados, uma vez que estão sendo exigidos em funções que não são naturais. Os polegares, por exemplo, foram feitos para prensar. Por isso essa flexão deixa o dedo desgastado.

Postura

O ideal é manter o smartphone na altura dos olhos, sem fazer uma inclinação. Já no computador, o certo é deixar a tela na altura dos olhos, com os braços apoiados, coluna reta e os pés apoiados.

Além de manter a postura, é recomendado ainda a prática de atividade física. A frequência fortalece a musculatura. Entretanto, se os exercícios forem deixados de lado, em três ou quatro meses eles já se perdem.

Por isso, é preciso se cuidar. Afinal, a tendência é que a situação piore cada vez mais, já que o celular é usado cada vez mais cedo.

Fonte: Estadão Conteúdo

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais