25.2 C
Piauí
20 de agosto de 2022
Cidades em Foco
GeralSertão do Inhamuns em Foco

Uso incorreto de cotonete pode levar à perda auditiva; entenda

Cotonete / Foto: Freepik

Usar ou não cotonete? Uma questão ainda muito debatida. Não existe total proibição para a utilização do produto, contudo é recomendável o manuseio correto e sem exageros ao limpar o ouvido. De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), o uso incorreto de hastes flexíveis, como o cotonete, na limpeza do ouvido é a maior causa de inflamações e lesões no canal auditivo. Esse procedimento gera complicações que podem até levar à surdez.

Segundo o médico otorrinolaringologista Antônio Luís de Lima, há consequências que podem ser causadas após uso incorreto do cotonete. “O cotonete não é totalmente proibido, o seu uso inadequado é que leva a uma lesão do condutor auditivo externo podendo gerar alguns acidentes. O produto pode lesar as glândulas ceruminosas, as sebáceas da pele do condutor auditivo externo levando a pouca produção de cera e aumentando as chances de infecções, descamação e prurido crônico”, explica.

Há diferentes formas de realizar a limpeza dos ouvidos. O mais recomendável é que o excesso de cera seja retirado com uma toalha ou um algodão, usando o dedo para auxiliar no processo. Existem no mercado algumas soluções apropriadas para a limpeza do ouvido e não é necessária receita para comprá-las. Médicos otorrinolaringologistas também realizam no consultório uma limpeza adequada no canal auditivo.

“Acontece em alguns pacientes, acidentes em que acomete a membrana do tímpano, que pode levar a uma perfuração da mesma e provocar uma otite crônica, otorreia crônica, secreção purulenta desse ouvido e perda auditiva. Há casos, a necessidade de cirurgia otológica. Também é preferível deixar o cotonete fora do alcance de crianças, que possui a maior chance de acidentes com uso”, afirma o especialista.

Da Redação / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais