25.6 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíSaúde

Varíola dos macacos: Piauí monitora seis casos suspeitos e Sesapi alerta

Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) investiga atualmente seis casos suspeitos de varíola dos macacos (monkeypox). São dois casos monitorados em Parnaíba. Os municípios de União, Esperantina, Curralinhos e Hugo Napoleão também registraram um caso cada, que estão sendo acompanhados pelas autoridades de saúde.

Os pacientes são duas mulheres e quatro homens, com idades que variam de 18 a 60 anos. De acordo com a Sesapi, eles tiveram contato com pessoas que viajaram para outros estados.

Até o momento, o Piauí já notificou nove casos da varíola dos macacos, mas três foram descartados após análise do material colhido.

A coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, alerta que os pacientes com suspeita da monkeypox precisam ficar pelo menos 21 dias em internação ou em isolamento domiciliar, porque é o período em que o paciente está transmitindo a doença.

“É importante que os 224 municípios fiquem alerta em relação a essa situação. Estamos no período onde surge o que é a catapora. E só o diagnóstico clínico não fez o diagnóstico da [monkeypox]. é preciso um diagnóstico laboratorial”, destacou a coordenadora de epidemiologia.

Amélia Costa pede uma atenção redobrada ainda às divisas dos municípios com os estados do Ceará, Pernambuco e Bahia devido aos casos da varíola dos macacos nessa região.

“Por conta do fluxo migratório dessas regiões. Se você foi para estados onde já existem casos, a gente precisa fazer uma investigação mais criteriosa por onde aquele paciente passou, viajou, visitou ou se manteve contato sexual com parceiros ou pessoas desconhecidas”, ressaltou Amélia Costa.

Até esta segunda-feira (01), o Brasil tinha 1369 casos confirmados da varíola dos macacos em 19 estados, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Na semana passada, a Organização Mundial de Saúde (OMS)  declarou emergência de saúde global pela doença. No Piauí ainda não há casos confirmados. Contudo, além dos casos de Parnaíba, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) investiga outros dois casos.

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos são principalmente dores no corpo, febre, mal-estar e cansaço. Então, a doença evolui para um quadro em que aparecem lesões no corpo em formato de bolhas.

A principal forma de transmissão do vírus é por meio do contato direto com essas feridas. Também é possível se infectar por gotículas respiratórias, mas, nestes casos, é preciso um contato longo e próximo com o doente.

Nataniel Lima
[email protected]

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais