25.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeralSem categoria

Veja 5 dicas fundamentais para ter mais dinheiro em 2017

O futuro econômico do país ainda está incerto. Por isso, é mais que fundamental organizar as contas para conseguir juntar algum dinheiro em 2017. Seguem abaixo 5 dicas – sugeridas pela Exame – para ter mais dinheiro nesse novo ano:

1) Levantar as dívidas e se organizar para quitá-las

Faça um levantamento honesto de todas as suas dívidas. Dê prioridade para arcar com o que você é capaz de pagar no momento. Se não puder pagar agora, estabeleça um prazo realista. Anote o cronograma em recados na geladeira, no celular ou onde quiser, e cumpra-o rigorosamente.

2) Diagnosticar ganhos e gastos

Para conseguir poupar, é essencial diagnosticar para onde o seu dinheiro está indo. Sempre é possível cortar um pouquinho. Mas cortar gastos aleatoriamente, sem um diagnóstico apurado, não funciona bem. Para isso, existem uma infinidade de planilhas, em aplicativos para smartphones ou no Excel, que são extremamente fáceis de usar e eficientes.

3) Planejar seu orçamento financeiro

É fazer esse diagnóstico dos gastos e ganhos e planejar suas metas e sonhos. As planilhas de orçamento normalmente têm um espaço para você acrescentar metas e anotações. Organize como você pagará suas contas em dia e como realizará seus pagamentos do dia a dia, em dinheiro ou no cartão. Uma dica é agrupar todos pagamentos das contas na mesma data.

4) Correr atrás de novas fontes de renda

Se você já cortou todos os gastos possíveis e mesmo assim o orçamento continua apartado, a solução é procurar fontes alternativas de renda. Às vezes, não é preciso trocar de emprego ou redirecionar a carreira. Dá para encontrar soluções mais simples, como vender coisas usadas ou ganhar uma renda extra fixa em cada mês.

5) Investir para ter uma reserva de emergência e realizar sonhos

Em 2017, especialistas recomendam evitar se descapitalizar e manter o maior valor possível investido. É preciso cautela para encarar a incerteza econômica que está por vir. Se você ainda não investe em nenhuma aplicação financeira, o primeiro passo é guardar um dinheiro para emergências. A recomendação é ter o equivalente a entre três e seis salários investidos, para caso você perca o emprego ou algum outro imprevisto aconteça.

 

DoCidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais