31.4 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do Piauí

Vereador pede reforma do prédio da câmara e alega ter perdido o salto do sapato em um dos buracos da cerâmica

O vereador Sidon Pedro, está sob investigação da Polícia Federal, segundo ele mesmo, já esteve depondo.

O poder legislativo municipal de Jacobina do Piauí, realizou sessão ordinária neste último sábado (25), onde foram aprovados os requerimentos 001 e 002/2017 de autoria do vereador Erivan Carvalho, o primeiro solicita da Agespisa a construção de uma caixa d’água no bairro Alto São Pedro, que na maior parte do tempo as casas que ficam nas ruas mais altas, a água não chega e com a construção da caixa o problema será sanado. O segundo solicita a construção de uma passagem molhada na localidade Pintadinho.

A oportunidade ficou aberta e a vereadora Edilene Paula, fez o uso da tribuna, e logo de início disse ‘sou um pouco enjoada, e a população pode cobrar da gente, pode realmente correr atrás, agora tem que está presente”, pontuou.

A vereadora esqueceu que o poder legislativo não faz nenhum tipo de divulgação, acerca das sessões. A sociedade não sabe as datas que as sessões são realizadas e muito menos o conteúdo das pautas, para que haja interesse por parte da sociedade em comparecer.

Sabe-se da resolução que informa quando as sessões serão realizadas, mas somente isso. O poder legislativo não envolve a sociedade com incentivos por meio de divulgações sobre os trabalhos que serão realizados na casa, portanto cabe antes ao poder legislativo fazer à sua parte.

Como vereadora atuante, Edilene Paula apresentou uma proposta de moção de repúdio, que trata da reforma previdenciária, que foi lido e explicado e posteriormente foi aprovado por unanimidade dos presentes. Segundo a vereadora, na segunda (27), já seria encaminhado ao senado.

Já na segunda sessão, a palavra foi franqueada ao vereador Erivan Carvalho, que falou por vários minutos, até pelos cotovelos, todavia sem ser objetivo nas palavras.

O vereador Osvan Aquino parabenizou à vereadora Edilene Paula, pela moção de repúdio e fez comentários plausíveis sobre a reforma previdenciária. Parabenizou o prefeito GD juntamente com os demais secretários pela caminhada realizada em prol do combate ao mosquito da dengue no município.

Para finalizar o vereador comentou que está desenvolvendo um projeto para criar o slogan definitivo do município e mostrou o andamento do mesmo. Para que o município passe a ter um slogan definitivo e que não seja mais permitido trocar a cada 4 anos. Amenizando inclusive as despesas para o município.

Dando continuidade aos trabalhos, o vereador Elis Campos, comungou a mesma ideologia da vereadora Edilene Paula, acerca da presença da sociedade durante às sessões, esquecendo das mesmas prerrogativas da publicidade, que inclusive é um princípio constitucional.

Informou que está com um PL pronto, que padroniza as cores nos órgãos públicos. Portanto também será um gasto à menos para município.

Na oportunidade que foi franqueada ao vereador Sidon Pedro, logo de início realizou uma propaganda na tribuna. Para continuar com as algazarras comentou ironicamente que após sua solicitação foi realizada uma reforma no prédio da câmara, e que segundo ele teria custado de 15 à 20 mil reais, tendo em vista que a cerâmica possui diversos aclives e declives. Complementou dizendo que em uma tropeçada, perdeu o salto do sapato em um dos buracos da cerâmica.

O vereador pergunto ao presidente quanto seria o repasse atual para a câmara, se era 47 ou 49 mil, pois segundo ele os vereadores tem que saber qual o valor. Todavia ele mesmo não sabia. Sendo que já está no 5° mandato. Garantiu que esteve em Teresina no Congresso Nacional. Foi isso mesmo, não duvido que com essas reformas, o Congresso tenha mudado para o Piauí. Na verdade ele quis dizer que esteve no congresso das cidades.

O vereador Sidon que é descontrolado nas palavras, disse que o tempo do ‘mensalim’ já acabou, e agora os vereadores devem cobrar do executivo melhorias para o município. E se o Ministério Público cobrar dos vereadores o que é o ‘mensalim’?

Dando continuidade sobre sua viagem à capital para participar do congresso das cidades. O vereador disse que esteve na secretaria das cidades reivindicando melhorias para o município. Segundo ele uma das suas requisições já teria sido licitada. Em breve dará inicio à construção de uma quadra no povoado Olho D’água. O secretário ainda teria prometido 300 mil reais em obras para o município. Entretanto o vereador Sidon disse que falou para ele, que só acreditaria quando saísse a quadra que ele havia prometido há dois anos atrás.

O Vereador Jailson Rocha, presidente da  casa de poder legislativo, disse que vai mandar fazer uma planilha para expor todos os recursos e gastos da câmara para que a população tome conhecimento. E o portal de transparência vereador? Não está atualizado? O vereador lembrou que caso tenha alguma coisa de errado, simplesmente deve-se procurar o ministério público. Vai que o ministério público decida visitar o portal… Que esteja tudo certo, se não…

Salientou também que o vereador (não disse quem) está sob investigação da Polícia Federal e à casa pode pedir providencias acerca do vereador.

Logo após a fala da vereadora Edilene Paula, que fez uso da tribuna novamente, deu-se inicio à troca de farpas entre o presidente da casa Jailson Rocha e o vereador Sidon Pedro que perdurou por vários minutos. Enquanto isso… Às pessoas que estavam presentes fazia algazarras. Não Seria isso um dos bons motivos que a sociedade usa como pretexto para não ir assistir às sessões?

Depois de tanto esforço o vereador Sidon Pedro, fez uso da tribuna, e disse que é ele, o vereador que está sob investigação da Polícia Federal. Deu trabalho mais disse.

Sim. A sessão foi encerrada, mas o bate-boca continuou…

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais