20.5 C
Piauí
16 de julho de 2019
Cidades em Foco
Geral Jacobina do Piauí

Vereadores aprovam ‘Dia do Vaqueiro’ e tratam sobre projeto de queimadas em Jacobina do Piauí

A Câmara Municipal de Vereadores de Jacobina do Piauí realizou a 7ª sessão ordinária do ano e a última sessão do primeiro semestre de 2019. A reunião ordinária foi realizada no último dia 02 de julho e contou com a presença dos vereadores Francisco Charles, Elis Campos, Erivan Sousa, Thalyanna Carvalho e o presidente da Casa, vereador Jailson Rocha.

Os trabalhos da Casa foram iniciados com a leitura da ata da sessão anterior. Em seguida, foi apresentado o requerimento n° 01/2019 que “solicita o reparo de iluminação na Praça Estácio de Almeida” de autoria da vereadora Thalyanna. Na oportunidade a vereadora cumprimentou aos presentes e fez alguns comentários sobre o seu requerimento, afirmando que esse requerimento é questão de necessidade para todos os munícipes.

O requerimento foi colocado em votação e provado por unanimidade entre os presentes. Em seguida o vereador Francisco Charles fez a leitura dos Projetos de Lei 008/2019 e 009/2019 do Poder Executivo. O projeto de Lei n° 008/2019 “Dispõe sobre a regulamentação das medidas referentes à permanência nas vias públicas do município de Jacobina do Piauí, na forma que indica, e dá outras providências. O Projeto de Lei n° 009/2019 “Dispõe sobre a proibição de queimadas no âmbito do perímetro urbano do município de Jacobina do Piauí e dá outras providências”.

Os projetos ficaram na pauta para serem votados na próxima sessão. Em seguida foi apresentado o Projeto de Lei n° 001/2019 de autoria do vereador Erivan Carvalho que “Institui o Dia do Vaqueiro no Município de Jacobina do Piauí e dá outras providências”. O verador Erivan fez uso da palavra e o mesmo declarou que esse Projeto vem para representar o trabalhador rural. Foi colocado em votação e aprovado por unanimidade entre os presentes.

O presidente Jailson Rocha encerrou o primeiro expediente, em seguida, declarou aberto o segundo expediente. O vereador Elis fez uso da palavra e cumprimentou aos presentes. Ele relatou que algumas pessoas foram até ele reclamar de queimadas que estão sendo feitas em vias públicas. Sobre o requerimento da vereadora Thalyanna, Elis afirmou que é a favor. Sobre o Projeto de Lei do vereador Erivan declarou que é totalmente a favor, pois incentiva as pessoas.

O vereador Elis ainda relatou que a localidade Morro de Dentro e Vila Pedra Redonda não está tendo atendimento médico. Segundo o vereador essa informação já foi repassada para a Secretária de Saúde que informou que vai resolver a situação.  Elis concluiu dizendo que Saúde e Educação devem ser prioridade do Poder Executivo.

Em seguida o vereador Francisco Charles fez uso da palavra. O vereador parabenizou a vereadora Thalyanna pelo requerimento e também parabenizou o vereador Erivan pelo Projeto de Lei. Sobre os Projeto de Lei enviados do Executivo, o vereador disse que o projeto é de muita valia e para ele não tem nada de anormal, que a população deve ser conscientizada sobre as queimadas.

Francisco Charles ressaltou ainda sobre os roço das estradas e parabenizou ao Executivo por estar realizando esse trabalho. Ele finalizou dizendo que esse é o trabalho dos vereadores: cobrar melhorias para o município.

Em seguida o vereador Erivan fez uso da palavra e declarou que é a favor do requerimento da vereadora Thalyanna, pois o requerimento é de grande importância. Após alguns comentários, o presidente encerrou a sessão.

Por Merilândia Sousa / Cidades em Foco

Notícias relacionadas

No Piauí bandidos rendem motorista e roubam 36 pneus de caminhão

Junior Oliveira

Prefeito Agenilson Dias inaugura ginásio poliesportivo em Patos do Piauí

Junior Oliveira

Corte de R$ 95 milhões para o PI dificulda manutenção de estradas, diz Dnit

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais