22.7 C
Piauí
24 de maio de 2019
Cidades em Foco
Geral Jacobina do Piauí Política

Vereadores cobram roço e recuperação de estradas vicinais em Jacobina do Piauí

No último sábado, 11 de maio, a Câmara Municipal de Vereadores de Jacobina do Piauí realizou a 5ª sessão do Poder Legislativo do município.  A reunião ordinária contou com a presença dos vereadores: Jailson Silva da Rocha, Francivan de Carvalho Fernandes, Edilene Rodrigues de Oliveira Paula, Francisco Charles da Silva Oliveira, Osvan de Aquino Silva, Sidon Pedro de Sousa, Thalyanna Marques de Carvalho, Erivan Carvalho de Sousa e Elis Campos Rodrigues.

O presidente cumprimentou aos presentes com um bom dia, em seguida, leu a indicação de autoria do vereador Osvan Aquino que indica a nomeação do Estádio de Futebol sugerindo como Luís Otília. Osvan apresentou a sua indicação informando que o seu Luís Otília era o seu avô e gostava muito de futebol, sempre assistiam aos jogos no estádio, era um cidadão a quem muitas pessoas sentiam apreço.

O presidente afirmou que o pedido do vereador Osvan é de grande importância e relevância. A indicação foi colocada em votação e aprovado por unanimidade entre os presentes. Em seguida o vereador Erivan fez uso da palavra e parabenizou ao vereador Osvan pela indicação. Informou que o seu Luís Otília era uma pessoa que dava muita atenção a todos, uma pessoa experiente e uma boa pessoa. Ainda parabenizou ao Poder Executivo Municipal pelas comemorações realizadas no aniversário da cidade.

O presidente informou que leu uma matéria na internet informando que no Piauí mais de 100 cidades corre risco de dengue e chikungunya de sofrer estas epidemias. Dentre essas cidades está a cidade de Jacobina. Ele pediu para que todos os vereadores falem com a secretaria de saúde para que tomem providências.

Em seguida o vereador Francisco Charles cumprimentou aos presentes com um bom dia, agradecendo a Deus pela oportunidade. Parabenizou  a vereadora Edilene representando a todas as mães pelo seu dia. Em seguida parabenizou ao vereador Osvan pela sua indicação. Informou que o nome indicado é de grande valia, pois como pessoa e cidadão não deixou a desejar. Lembrou sobre as indicações dos vereadores Erivan e Francivan sobre os roço das estradas vicinais do município que precisam ser reformadas.

Francisco Charles perguntou se algum vereador sabe quais estradas serão reformadas: se só as principais ou todas as estradas do município. Ainda procurou informações sobre as comemorações do dia das mães ser comemorado no município. Pediu a secretaria de educação que faça as comemorações para o dia das mães nos colégios municipais.

Em seguida o vereador Elis cumprimentou a todos com um bom dia. O vereador informou que em relação aos roços das estradas vicinais o roço está passando pela localidade Curral de Baixo e começará na localidade Binga. Em resposta a pergunta do vereador Charles, o vereador Elis respondeu que todas as estradas vicinais do município serão reformadas com roço. Parabenizou ao Poder Executivo Municipal pelas comemorações do aniversário da cidade, pois segundo o vereador, foi tudo muito bem organizado. O vereador ainda parabenizou a todas as mães pelo seu dia. Deixou uma mensagem para todas as mães e ainda concordou com o presidente quando falou que devem solicitar a secretaria de saúde sobre os cuidados que devem ser tomados e feitos para evitar que a dengue se alastre no município.

Em seguida o presidente informou que nas próximas reuniões a ata será lida no plenário. Caso seja necessário retificar ou acrescentar algo na  ata isso será feito. Após a vereadora Edilene cumprimentou aos presentes com um bom dia, agradeceu alguns vereadores pelas felicitações pelo dia das mães. Parabenizou ao vereador Osvan pela indicação, deu a sugestão de colocar também a palavra “Luisão” na nomeação do estádio. Reforçou a cobrança do vereador Charles, afirmando que as estradas ruins devem ser refeitas, pois segundo ela, as pessoas estão ficando muito pouco tempo com estradas boas.

Ela ainda afirmou que as comemorações do dia das mães estão sendo esquecidos nas escolas do município. Em relação ao dia do aniversário da cidade a mesma disse que não estava na cidade. Finalizou dizendo que está à disposição da população. Em seguida o vereador Osvan agradeceu a todos os vereadores por terem votado a favor da sua indicação. Ele reforçou os pedido de alguns vereadores sobre os roços das estradas vicinais. Pediu ao Prefeito municipal que as estradas sejam feitas o mais rápido possível. O parlamentar ainda parabenizou a todas as mães pelo seu dia.

Em seguida o vereador Francivan parabenizou ao vereador Osvan pela sua indicação, reforçou o pedido dos demais vereadores sobre as reformas do roço das estradas municipais. O parlamentar citou o vereador Sidon sobre os roços das estradas vicinais. Segundo o vereador, deve ser cobrado os roços das estradas. Em seguida o vereador Sidon parabenizou o vereador Osvan pela indicação. Respondeu ao vereador Francivan, onde o mesmo disse que o prefeito respondeu que primeiro vão reformar as estradas principais, mas que todas as estradas serão reformadas em no máximo trinta dias. Finalizou dizendo que o prefeito municipal está trabalhando muito.

A vereadora Edilene voltou a usar a tribuna, onde informou que quando se é oposição só falar com o prefeito não vai funcionar, por isso que é necessário usar a plenária, pois é aqui que o povo pode ouvir os vereadores. Pediu, como sugestão, ao vereador Elis que fale com o prefeito que durante os roços contrate pessoas das localidades para que todos tenha a oportunidade de trabalhar.

 Em relação à retro escavadeira, a vereadora disse que deve estar consertada, tanto a retro escavadeira como outros transportes devem estar consertados, pois o povo precisa e o povo cobra. Em seguida a vereadora Thalyanna cumprimentou aos presentes com um bom dia, parabenizou ao vereador Osvan pela indicação, parabenizou a vereadora Edilene pelo dia das mães. Em relação aos roços, a mesma informou que andando no interior percebeu que as estradas estão ruins. Pediu licença para se retirar, pois tinha que sair naquele momento para resolver algo.

O vereador Erivan parabenizou a todas as mães pelo seu dia; informou que todas as estradas  do município devem ser refeitas, começando das principais que devem ser feitas rápidas e depois as demais, mas que todas as estradas devem ser feitas, tanto as estradas como os roço. O vereador Elis fez uso da palavra, citando a vereadora Edilene quando ela falou em contratar pessoas da própria localidade para trabalhar nos roço. O vereador informou que conversou com o prefeito e o mesmo respondeu que será feito dessa forma. E quando iniciar os roço isso será feito em tempo recorde. Sobre a retro escavadeira, segundo o vereador, várias vezes foi levada para Paulistana para ser consertada, mas que precisa de manutenção mais “profunda” e isso só poderá ser feita na autorizada.

Elis convidou a todos para audiência pública da secretaria de saúde que acontecerá dia 24 de maio. Ele afirmou que é importante participar, pois todos têm conhecimento do que acontece. Em seguida o Presidente fez alguns comentários sobre os assuntos debatidos e encerrou a sessão.

Por Merilândia Sousa / Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Meteorologia prevê chuvas acima da média no Piauí em abril

Junior Oliveira

Morre o médico Alcenor Almeida, fundador do Hospital São Marcos

Junior Oliveira

Governo oficializa 2ª rodada de licitações do pré-sal; prevê R$ 3,4 bi em bônus

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais