29.1 C
Jacobina do Piauí
20 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicosPolítica

Vereadores de situação querem votar contas de Gil Paraibano

No início do mês de junho um grupo de vereadores de situação da câmara de Picos propôs colocar em análise do plenário as contas de gestão do ex-prefeito Gil Paraibano. O requerimento foi dos vereadores Filomeno Portela (PSD), Evandro Reis (PSD) e Wellington Dantas (PT) e solicita que todos os pareceres do TCE-PI sejam votados em plenário para assim aprovar ou reprovar as contas do ex-gestor.

De pronto, vereadores de oposição acusaram os parlamentares aliados ao atual prefeito, Padre Walmir (PT) de manobrar para inviabilizar a candidatura de Gil Paraibano nas próximas eleições. O requerimento foi reprovado pelo plenário da câmara. Segundo o regimento, qualquer parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) para contas de prefeitos devem ser analisadas pelo plenário da câmara em até 60 dias.

No caso, as contas de Gil estariam na sede do legislativo desde o ano de 2013, o que impede a análise em plenário. Para as contas serem reprovadas é necessário que se tenha 2/3 de votos pela reprovação, ou seja, 10 votos no caso de Picos. Hoje os dois lados são divididos em oito vereadores de situação e sete de oposição.

“Em 2013 nós tínhamos 11 vereadores, e se fosse manobra teríamos posto em votação e dado uma derrota imensa, impedindo o mesmo (Gil Paraibano) de ser candidato, pois esta corte é um colegiado. Um tribunal deu um parecer aprovando as contas ou reprovando com ressalva, nós podemos fazer um juízo de reprovar, se assim formos, mas essa casa não fez, não sei por que nem me pergunte”, comentou o vereador Filomeno Portela ao portal Folha Atual, de Picos.

Os vereadores de oposição afirmam que até o momento não existe nenhum impedimento legal que deixe o ex-prefeito, Gil Paraibano, de fora da disputa eleitoral. Os oposicionistas se apóiam na decisão do TCE e acusam a situação de criar novos fatos para prejudicar a candidatura do ex-prefeito.

“Eles estão querendo criar um fato, um alvoroço na cidade”, disse o vereador Rinaldinho (PP), aliado de Gil, ao FolhaAtual.

Fonte: Folha Atual

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais