23.1 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralJacobina do PiauíPiauíPolítica

Vereadores discutem aprovação de PL durante sessão ordinária em Jacobina

A Câmara Municipal de Jacobina do Piauí realizou mais uma sessão ordinária neste último sábado (28). Durante praticamente toda a sessão houve discussão sobre o Projeto de Lei 006/2017 que foi aprovado durante uma sessão extraordinária.

A princípio a vereadora Thalyana Carvalho fez uso da palavra e teceu alguns comentários sobre a sessão extraordinária, lembrou que no dia da referida sessão não fez uso da palavra por que os demais colegas que também votaram contra o PL 006/2017 foram suficientes. Além disso teceu alguns comentários que ocorreram após a aprovação do PL em epígrafe. Salientou sobre a possibilidade de fiscalização por parte do Estado por ter delegado o poder de emissão licenças ao município. Por fim, a vereadora cobrou providencias da prefeitura no “lixão” da cidade, pois segundo ela, foi colocado fogo novamente.

Logo após a palavra foi franqueada ao vereador Elis Campos que ressaltou que no PL 006/2017 é claro que a poluição tem que ser potencialmente poluidora, e citou o art. 39 do novo código florestal que diz que não incorre na proibição de usar o fogo as práticas de agricultura de subsistência. Informou que apenas foi tirada a responsabilidade do Estado e repassada para o município. E lembrou que se o PL fosse afetar os agricultores, ele não votaria no projeto.

Dando continuidade o presidente da augusta casa de Poder Legislativo, Jailson Rocha fez uso da palavra e lembrou que após a aprovação do PL 006/2017 muita gente foi para o lado político. E em outras oportunidades mesmo sendo da situação votou contra projetos do executivo, por que não beneficiava o povo. E não iria votar contra, por ser simplesmente da oposição. “Temos que respeitar o voto de cada um. Eu não penso somente no lado político, dou credibilidade ao poder executivo, a partir do momento em que começar a prejudicar o município por conta de um PL aí sim perde a credibilidade comigo e não votarei mais em nenhum projeto do poder executivo”, pontuou.

O vereador Erivan Carvalho também fez uso da palavra e logo perguntou “aonde que diz nesse projeto (PL 006/2017) que o agricultor não pode mais colocar uma derriba?”. Pois segundo o vereador teria pessoas espalhando que os agricultores não poderiam mais colocar uma derriba e garantiu que não existe isso no projeto. “vamos respeitar a opinião de cada um, mas não vamos crescer difamando as pessoas. Isso é uma coisa triste a gente ver os próprios colegas sair na rua difamando e dizendo que os vereadores votaram num projeto que nenhum agricultor pode mais colocar uma derriba!”. Disse que quem lhe perguntar vai explicar e essas pessoas vão ficar como mentirosas. Por fim pediu que todos contribuam para que Jacobina do Piauí dê certo.

A palavra foi franqueada a vereadora Edilene Paula, que inicialmente pediu desculpas ao vereador Osvan Aquino por ter lhe questionado sobre o projeto e explicou o motivo. Logo após também deliberou sobre o PL 006/2017 e disse que existe no portal da transparência um recurso de R$: 101.973,42, que até então não sido havia repassado ao município por que o PL ainda não havia sido aprovado e a “partir do momento que o município receber o recurso vai passar a ter fiscalização por que tudo que tem recurso tem fiscalização”, pontuou. Lembrou que todos os projetos do executivo enviado à casa, nenhum apenas beneficia o povo, mas todos envolve recursos. “O lixão está de fazer vergonha, tem pessoas adoecendo, a vereador Tatá já falou sobre isso e eu quero citar novamente, não dá pra ficar daquela forma. Que pelo menos faça o tratamento do lixo de forma certa, que é enterrando. Uma pessoa me procurou essa semana e me disse que realmente os vereadores não presta pra nada,  por que o lixão está daquela forma e a gente não faz nada, mas o prefeito não tem consideração por ninguém, se nós encaminharmos um ofício ele nem responde!”, finalizou.

Por fim o vereador Osvan Aquino fez uso da palavra e disse que procurou dois advogados para lhe explicar sobre o PL 006/2017 e todos falaram que o projeto é excelente e os pontos negativos o prefeito Gederlânio Oliveira, garantiu que não irá prejudicar nenhuma pessoa no município, portando confiou na palavra do prefeito.

Vereador Osvan Aquino, fazendo uso da palavra.
Vereadora Edilene Paula, fazendo uso da palavra.
Vereador Francisco Charles, fazendo uso da palavra.
Vereador Erivan Carvalho, fazendo uso da palavra.
Vereador Jailson Rocha, fazendo uso da palavra.
Vereador Elis Campos, fazendo uso da palavra.
Vereador Thalyana Carvalho, fazendo uso da palavra.
Novas cadeiras da Câmara Municipal de Jacobina do Piauí
Novas cadeiras da Câmara Municipal de Jacobina do Piauí

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais