28 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralJaicós

Vice-governadora participa da festa do vaqueiro em Várzea Queimada em Jaicós

A vice-governadora Margarete Coelho esteve na tradicional Festa do Vaqueiro no povoado Várzea Queimada , situado a cerca de 27 km da cidade de Jaicós. Neste domingo (27), ao lado da comunidade a gestora assistiu a chegada da cavalgada e a missa do Vaqueiro, na igreja São Sebastião.

Vestidos com jibão, chapéus de coro e  montados em cavalos os  vaqueiros dos  municípios de Jaicós, Massapê do Piauí, Patos, Itainópolis e Vera Mendes dão continuidade a história dos que exerceram um trabalho árduo e continuo nas fazendas da região. “A cultura popular nordestina permanece viva com a tradicional festa do vaqueiro. Faço questão de participar todos os anos dessa linda homenagem à esses guerreiros, que diariamente trabalham com a fiscalização do pasto”, disse Margarete.

Apesar de utilizarem os cavalos ainda como meio de transporte, os vaqueiros comemoram a obra de mobilidade urbana realizada no trecho de entrocamento que liga a BR 407 ao povoado Várzea Queimada executada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans).

“A obra de interligação asfáltica é um sonho realizado para todos da comunidade. O meu avô e todos os outros vaqueiros sonharam muito com essa obra que foi  autorizada pela nossa vice-governadora, Margarete Coelho  em 2015”, destacou a vereadora Pretinha.

Segundo a vice-governadora, a obra de interligação da comunidade à BR dar ao povo da região dignidade e trafegabilidade. “As pessoas hoje tem condições de se deslocar em segurança e sem estar coberto de poeira. Fico feliz em perceber que o nosso trabalho está servindo ao povo”, enfatizou.

Ainda na região, Margarete Coelho visitou o povoado de Coroazal  e ouviu algumas reinvidicações dos moradores. Mobilidade urbana e saneamento básico foram apresentadas como as principais. O suplente vereador Zé Nilton informou que o que de tem de calçamento hoje não chega a 1.200m. “Queremos sair da poeira. Nosso povoado foi um dos que mais cresceu nesses últimos anos”, afirmou.

Solicitações para a área da saúde também foram apresentadas a vice-governadora. A enfermeira Roseane Farias, que trabalha no povoano Bom Nome, do município de Massapê, informou a atual realidade da saúde na região. “Precisamos de um posto de saúde para atender mulheres, idosos e crianças. Estamos atendendo numa escola sem nenhuma estrutura. O médico atende na sala de aula e os enfermeiros na cantina. Os pacientes ficam aguardando sa vez fora da escola, na calçada e podendo muitas vezes perder os sinais vitais por conta do sol, calor e forte iluminação do sol”, declarou.

A vice-governadora falou “vimos a extensão do povoado de Bom Nome e percebemos a ausência de mobilidade urbana e saneamento. Vamos procurar trabalhar com equipe essas demandas”.

 

Governo do Piauí

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais