33.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralSaúde

Vigilância Sanitária inspeciona hospitais do interior do Piauí

Equipes da Vigilância Sanitária percorrerão hospitais públicos e privados do Piauí com o objetivo de fortalecer a saúde pública, minimizando os riscos decorrentes durante a internação do paciente nos estabelecimentos de saúde. Ao todo, 59 hospitais prioritários, públicos e privados, da capital e interior do Piauí serão monitorados.

Nas unidades monitoradas serão implantadas o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), conforme determina a Portaria do MS Nº 529/2013 e a RDC da ANVISA Nº36/2013, bem como ações desenvolvidas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). São classificados hospitais prioritários aqueles de alta e média complexidade e com leitos de UTI.

O monitoramento está sendo realizado por equipes de fiscais da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), capacitados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em Teresina, o trabalho iniciou pelo Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí (HPM) e Hospital Infantil Lucídio Portella. “É um trabalho educativo, onde a Vigilância Sanitária vai dar ainda orientações sobre a higiene hospitalar, o Sistema de Notificação de Vigilância Sanitária e também sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes”, explicou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves, que deve acompanhar de perto o monitoramento dos hospitais.

Esse mesmo processo de avaliação será realizado nos hospitais do interior do Estado e deve começar na próxima terça-feira (31), no Hospital Regional Tibério Nunes, de Floriano, seguido do Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras  e nos municípios de Água Branca, Regeneração e Amarante. Durante p monitoramento dos hospitais, as equipes acompanham o passo a passo da internação do paciente, desde  a entrada à prescrição da alta e a preparação da medicação.

 

 

 

Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais