23.2 C
Piauí
17 de junho de 2019
Cidades em Foco
Caridade do Piauí Destaque Geral

Vila Nova do Piauí sedia 7° encontro de prefeitos da região do Vale do Itaim

O cine cultura da cidade de Vila Nova do Piauí foi palco do 7° encontro de prefeitos do Vale do Itaim, evento promovido pela AMVI (Associação dos Municípios do Vale do Itaim) que reúne mais de 16 cidades da região semiárida. Na tarde da ultima sexta-feira (07), o espaço cine cultura recebeu mais de 15 prefeitos da região, também os deputados estaduais Nerinho (PTB) e Georgiano Neto (PSD), e lideranças politicas do vale do Itaim.

No evento foram abordados temas relevantes para os municípios, entre eles: discussão a cerca do 1% de setembro a (PEC) 391/2017, abordagem sobre sessão onerosa e reforma da previdência, Banco do Nordeste falou sobre a parceria com os municípios, planejamento municipal com base nos objetivos do desenvolvimento sustentável e a unificação das eleições que está sendo debatida pelos políticos.

Em entrevista ao Portal Cidades em Foco, o presidente da Amvi, prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel Silva, o Toninho, como é conhecido, fala a importância do encontro. “A gente busca trabalhar em conjunto para consegui melhorias para nossa região. Conseguimos unificar o entendimento com os colegas prefeitos, aperfeiçoando a nossa gestão, trocando ideias, trazendo palestras, debatendo os assuntos políticos nacionais e regionais” explica Toninho.

Para o então presidente da Amvi, a palavra certa para definir a associação é a união dos prefeitos da região, pois o fortalecimento dos lideres políticos ajudam na hora de trazer benefícios para a região do vale do Itaim. “Para que a gente busque em conjunto e tenha mais força para ir até os parlamentares para trazer mais benefícios para a nossa região”, afirma Toninho. 

O presidente da Associação Piauiense de Municípios – APPM – Jonas Moura participou do evento e ressalta que os encontros servem para atualizar os assuntos que estão sendo debatidos na sociedade atual. 

“É importante, pois é um momento da gente atualizar os assuntos que hoje estão em pautas. Com esse novo governo, tem muitas pautas em andamentos, mas de concreto ainda não tivemos nada, então nós temos feitos algumas reuniões, principalmente na questão da previdência, da PEC e do PAC federativo que é uma grande luta constante”, frisa Jonas Moura.

O anfitrião do evento, prefeito de Vila Nova do Piauí e vice-presidente da Amvi, Edilson Edmundo de Brito fala da honra em receber dezenas de autoridades políticas no município debatendo assuntos relevantes para toda a população. “Amvi tem esse objetivo, a cada três meses nós sentamos em uma cidade diferente e lá tratamos dos assuntos que trazem benefícios para gente. Então, hoje aqui é uma reunião muito importante e, para nós é um prazer muito grande está recebendo colegas prefeitos aqui em Vila nova do Piauí”, afirma Edilson Edmundo de Brito.

O deputado estadual Georgiano Neto, marcou presença no 7° encontro municipalista e deixou claro que defende a reforma da previdência, segundo ele, o país ganha uma visibilidade maior lá fora voltando circular recursos estrangeiros e fomenta a economia e o desenvolvimento do Brasil.

“Os municípios, os governos estaduais e também o governo federal passam por uma crise muito grande, todos nós estamos na expectativa da aprovação da reforma da previdência, não que a reforma da previdência resolva todos os problemas do País assim que for aprovada, mas só em aprovar já dar uma demonstração de credibilidade no Brasil”, ressalta Georgiano.

A entidade é composta por 16 municípios integrantes do Território, sendo eles: Caridade do Piauí, Massapê do Piauí, Simões, Patos do Piauí, Paulistana, Jacobina do Piauí, Queimada Nova do Piauí, Marcolândia, Caldeirão Grande do Piauí, Jaicós, Belém do Piauí, Francisco Macedo, Curral Novo do Piauí, Betânia do Piauí, Acauã, Padre Marcos, e outros nove que manifestaram interesse em também compor a entidade, como Campo Grande do Piauí, Campinas do Piauí, Conceição do Canindé, Lagoa do Barro, Santo Inácio do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Floresta do Piauí, Pio IX e Vila Nova do Piauí.

Notícias relacionadas

Procurador diz que julgamentos de registros de candidaturas ocorrerão antes das eleições

Junior Oliveira

Governo do Piauí tem máquinas contra a seca paradas há dois anos

Junior Oliveira

Prefeito Junior de Abel anuncia Saia Rodada para o São João de Curral Novo do Piauí

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais