25.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíSaúde

Voo que traria doses pediátricas ao Piauí é cancelado, avisa Ministério da Saúde

Vacinas/ Foto: Ascom/Sesapi

O Ministério da Saúde comunicou na manhã de hoje (14) que o voo que traria as 20 mil e 200  doses pediátricas da Pfizer para imunizar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 no Piauí foi cancelado.

“O cancelamento se deu em virtude da tripulação ter testado positivo para Covid-19. A Sesapi aguarda comunicado do Ministério da Saúde informando a nova programação de voo. Em virtude da mudança, a logística de distribuição das doses será refeita pela Coordenadoria de Imunização, tão logo receba as confirmações necessárias”, diz a nota da Sesapi.

Mais de mil voos foram suspensos no País, devido a transmissão pela variante ômicron.

As doses para o Piauí viriam em voo comercial da Latam.

O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, já tinha comunicado que a Sesapi tem logística de distribuir as doses aos municípios até 12 horas após a chegada dos imunizantes ao estado.

Teresina preparava vacinação para segunda

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, informou agora há pouco ao portal Cidadeverde.com que a prefeitura estava trabalhando para iniciar a vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19 na segunda-feira (17).

O início da imunização na capital depende do recebimento das doses pediátricas que iriam chegar hoje ao Piauí.

Gilberto disse que a Sesapi ainda não informou a quantidade de doses que Teresina irá receber.

Assim que souber a qualidade de doses pediátricas, a Fundação Municipal de Saúde abrirá agendamento para esse público.

“A prioridade será para as crianças com comorbidades, acamados, com deficiência permanentes e depois faremos de forma decrescente para público em geral”, disse Gilberto.

Segundo ele, em Teresina existem mais de 90 mil crianças de 5 a 11 anos que precisam ser vacinados contra a covid-19.

“São doses diferenciadas e equipes já foram treinadas para aplicar no público infantil”.

A vacinação será realizada com o imunizante da Pfizer (Comirnaty), autorizado para aplicação no público infantil pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa), com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose.

A vacinação infantil ocorrerá:

Em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas;

Sem necessidade de autorização por escrito, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação;

Com intervalo de oito semanas – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.

Fonte: Flash Yala Sena / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais