28.8 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em Foco

Wellington Dias confirma pente-fino em lista de beneficiários do Bolsa Família

Wellington Dias / Foto: Cidades em Foco

O ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social) confirmou que o governo vai fazer um pente-fino nos beneficiários do Bolsa Família. Dias não deu prazo para a revisão nos beneficiários do programa ser concluída.

A iniciativa já era esperada. Como mostrou o UOL em novembro, durante a transição o PT já planejava redesenhar o programa -que, sob Jair Bolsonaro foi rebatizado de Auxilio Brasil- e fazer uma reavaliação dos beneficiários no CadUnico (Cadastro Único). Algumas regras do programa também serão alteradas.

“Vamos fazer uma revisão. Qualquer número é chute”, afirmou ao sair da cerimônia de posse de Fernando Haddad no ministério da Fazenda.

Questionado sobre quantas pessoas poderiam deixar o CadUnico, Dias disse que não é possível ainda cravar uma estimativa. O Auxílio Brasil chegou a ter mais de 21 milhões de beneficiários.

Dias disse que o ministério vai trabalhar junto com o IBGE para revisar a população inscrita no benefício.

“Vamos trabalhar uma espécie de censo especial para o cadastro”, afirmou.

Por isso, segundo ele, ainda não é possível calcular o quanto o programa vai passar a custar depois de excluir cadastrados que não se encaixam nas regras.

“Tem gente ilegalmente dentro e tem quem tem direito está fora”, disse Dias.

Desde a implementação do Auxílio Emergencial durante a pandemia, fraudes ou erros em benefícios sociais têm sido recorrentes e especialistas têm dito que é necessário aprimorar o cadastramento dos beneficiários. O número de famílias com um único integrante no cadastro aumentou em 5 milhões em apenas 11 meses.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais