25.6 C
Piauí
24 de outubro de 2020
Cidades em Foco
Destaque Educação Geral

Wellington Dias deve autorizar hoje retorno de alunos do 3º ano à sala de aula no Piauí

O governador Wellington Dias (PT) deve assinar nesta segunda-feira (21) um novo decreto estabelecendo os critérios para a retomada das atividades presenciais na rede estadual de ensino. A tendência é que o chefe do executivo siga o que foi deliberado pelo Comitê de Operações Emergenciais(COE), que defendeu o retorno à sala de aula apenas dos alunos dos do 3º ano do Ensino Médio e das turmas de preparação para o Enem.

As demais turmas da educação infantil, ensino fundamental e 1º e 2º ano do Ensino Médio devem permanecer com suas atividades presenciais suspensas em 2020. As atividades do Ensino Superior também permanecem suspensas até 2021.

A informação foi confirmada pelo Secretário de Saúde, Florentino Neto, que afirmou que com o início da retomada presencial de atividades, 75 mil pessoas devem passar a circular, entre alunos, professores e servidores da rede estadual de ensino.

“Vamos continuar avaliando e ficar atentos, pois não podemos retomar o aumento da transmissibilidade do vírus e o crescimento do número de óbitos. Estamos em uma situação de redução de leitos e de mortes, mas essa guerra ainda não foi vencida”, disse o secretário.

Ainda de acordo com Florentino Neto, a proposta de retomada das aulas, que vai ser anunciada no decreto, conta com o aval de todo o corpo técnico do COE e do comitê científico do Consórcio Nordeste.

“A fiscalização vai continuar, em parceria com a vigilância sanitária estadual e com as vigilâncias sanitárias municipais”, reforçou.

Pelo cronograma estabelecido no Pacto de Retomada Organizada do Governo do Estado, o retorno na rede estadual de ensino deveria acontecer já nesta terça-feira, 22 de setembro.  Nesta segunda-feira(21), o governador Wellington Dias conversou com o secretário de Educação, Ellen Gera, sobre as medidas que serão adotadas, como adaptções nas escolas estaduais.

O cidadeverde.com também apurou que a Secretaria de Saúde encaminhou para a Secretaria de Governo todas as recomendações sanitárias e protocolos para permitir a retomada de atividades. O decreto já está em fase de elaboração, e deve ser divulgado ainda nesta segunda-feira.

Entre os documentos que vão embasar o novo decreto, está a minuta estabelecida pelo Comitê de Operações Emergenciais(COE) e o protocolo apresentado pela Vigilância Sanitária Estadual. Confira a íntegra dos documentos:

Minuta COE

Protocolo Vigilância Sanitária

As aulas na rede estadual de ensino estão suspensas desde o mês de março, início da pandemia da Covid-19. A paralisação atinge cerca de 228 mil alunos, na capital e no interior.

Fonte: Natanael Souza e Yala Sena / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais