24 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Wellington Dias diz que convocação para depor na CPI é ilegal e inconstitucional

Governador do Piauí, Wellington Dias (PT) — Foto: Divulgação /Governo do Piauí

O governador Wellington Dias (PT) afirmou nesta terça-feira (8) que a convocação dos governadores para depor na CPI da Covid-19 é ilegal e inconstitucional. Wellington questiona quais seriam os motivos de uma convocação, enquanto outras pessoas ouvidas foram convocados na condição de convidadas.

Segundo Wellington Dias, os governadores estão dispostos a prestarem depoimentos, mas na condição de convidados.

“Podemos contribuir, mas cumprindo a Constituição e a lei. O que estamos buscando junto ao Supremo é apenas garantir uma prerrogativa que é a proteção da democracia. Para garantir que ninguém, sem ser um criminoso, sem ser alguém indiciado, sem ser alguém envolvido de forma coercitiva, é isso que significa convocação com data e horário, sob as penas da lei. A Constituição criou uma prerrogativa e queremos manter. Já tinha ido lá em abril e outros governadores e estamos prontos para contribuir para que a verdade possa ajudar o país a entender o que aconteceu neste período da pandemia”, afirmou o governador, logo após participar da 2ª etapa do programa PRO Piauí Municípios.

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD – AM), anunciou o calendário dos depoimentos dos governadores na abertura dos trabalhos da CPI hoje. Wellington Dias deve depor no dia 30 por ser presidente do Consórcio de Governadores da região Nordeste.

O governador do Piauí diz ainda não ter sido notificado sobre a convocação. “Ainda não recebi essa notificação. Quero comunicar que, em razão da antecipação do cronograma, os governadores na defesa de prerrogativa constitucional, entraram com um mandado de segurança, não sei o tipo de ação adequada para garantir que se cumpra a Constituição. Isso não é para fugir da responsabilidade de comparecer. Queremos comparecer, mas como manda a Constituição e a lei. É estranho que as outras pessoas possam comparecem como convidados. Por que com relação aos governadores tem que ser neste formato?”, questiona.

O Governador do Piauí deve ser o terceiro a prestar depoimento. Antes dele, devem falar à CPI os governadores do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e do Pará, Helder Barbalho (MDB). Em julho, devem prestar depoimento os governadores do Distrito Federal, Tocantins, Santa Catarina, Roraima e Amapá.

Confira abaixo o cronograma divulgado: 

  • 10/06: Wilson Lima – Amazonas
  • 29/06: Helder Barbalho – Pará
  • 30/06: Wellington Dias – Piauí
  • 01/07: Ibaneis Rocha – Distrito Federal
  • 02/07: Mauro Carlesse – Tocantins
  • 06/07: Carlos Moisés – Santa Catarina
  • 07/07: Antônio Garcia – Roraima
  • 08/07: Waldez Góes – Amapá

Fonte: Lídia Brito / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais