29.1 C
Jacobina do Piauí
20 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Wellington Dias diz que operação da PF caracteriza abuso de autoridade no Piauí

O governador Wellington Dias criticou a operação Campanile realizada pela Polícia Federal, que apura suposta fraude nos contratos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) no combate à Covid-19 no Piauí. Segundo ele, houve um “espetáculo”.

Wellington Dias afirma ainda que houve abuso de autoridade. Ele diz que o estado agiu dentro da legalidade.

“Foi um espetáculo desnecessário. O estado fez tudo dentro da legalidade. É lamentável que para poder pegar um celular, um computador, que poderiam ter sido requeridos e com toda facilidade entregues. Veja que logo após a operação, mandam três ofícios solicitando. É algo que caracteriza abuso de autoridade, cheio de falhas e agora cabe a nossa procuradoria, com o jurídico agir. Da nossa parte sempre foi colaborativa. Veja que são seis operações feitas sem resultar em processos. É algo inacreditável. O país precisa ter um olhar especial para esses espetáculos com uso das instituições”, disse.

De acordo com Wellington Dias, todas as informações serão repassadas para a Polícia Federal.

“Não tem nada que foi feito na operação, pelo menos da parte do estado, que não seja feito como manda a Legislação. Depois foi feito o requerimento. Vamos oferecer todas as informações. Temos todo interesse. Dentro de uma situação de calamidade, de urgência de emergência, seguindo a lei que estabelece regras para um momento como esse, o estado cumpriu”, destacou.

Ao todo, dez pessoas são investigadas, sendo seis servidores públicos, três empresários e um advogado nessa fase ostensiva. A delegada Milena Soares Caland, responsável pela investigação, informou que a Sesapi pagou cerca de R$ 33 milhões a três empresas com sedes em Teresina, São Paulo e Rio Grande do Sul. Parte do pagamento teria sido efetuado antes da assinatura dos contratos.

Fonte: Lídia Brito / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais