23.2 C
Piauí
17 de junho de 2019
Cidades em Foco
Geral Política

Wellington Dias diz que Senado corrige erro ao aprovar mais recursos para Estados

O governador Wellington Dias (PT) comemorou a aprovação, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51/2019, que aumenta a fatia dos estados no Orçamento da União. A proposta é uma das condições apresentadas pelos executivos estaduais ao governo Bolsonaro para recuperar as finanças dos estados.

“É uma forma de corrigir o que os Estados foram perdendo ao longo do tempo e estamos juntos para que os municípios também possam recuperar suas perdas. Boa vitória do Brasil inteiro e do Piauí”, disse o governador.

O objetivo, segundo o autor, senador Lucas Barreto (PSD-AP), é reequilibrar as relações federativas, aumentando em 4,5 pontos percentuais a parcela do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) destinada ao Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE). Para isso, reduz a participação da União de 51% para 46,5%.

Esses são os tributos partilhados pela União com estados e municípios, por meio dos Fundos de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e dos Municípios (FPM), e dos programas de financiamento ao setor produtivo das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O texto segue para o Plenário do Senado.

Hérlon Moraes (Com informações da Câmara Federal)

Notícias relacionadas

Sobrevivente na tragédia aérea da Chapecoense, Rafael Henzel morre após infarto

Junior Oliveira

Lula diz que vai participar ‘ativamente’ da política nas eleições de 2016

Junior Oliveira

Foragido da justiça é preso em Jacobina do Piauí; Veja!

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais