24.3 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Wellington Dias e Júlio Arcoverde tentam superar atritos PT-PP

O governador Wellington Dias (PT) e o presidente estadual do PP, deputado Júlio Arcoverde, têm encontro hoje no final da tarde, quando vão tentar superar os atritos entre PT e PP, que cresceram em torno das discussões sobre a proposta de aumento de imposto, encaminhada pelo governo à Assembleia Legislativa. O encontro foi confirmado pelo deputado federal Maia Filho, o Mainha (PP), em entrevista hoje cedo ao Acorda Piauí, na Rádio Cidade Verde..

PP e PT são aliados desde a eleição de 2014. Mas alguns fatos geraram atritos e afastamento entre as duas siglas, sobretudo em âmbito nacional. Aqui no estado, os partidos seguiram juntos, mas sem evitar as rusgas, que cresceram nas duas últimas semanas.

O principal momento de afastamento entre o PT de Wellington Dias e o PP do senador Ciro Nogueira foi o impeachment de Dilma Rousseff. O PP, que era aliado da presidente, terminou sendo decisivo para a aprovação do impeachment. Isso gerou reação no PT local, culminando com vaias a Ciro em encontros petistas.

As eleições municipais de 2016 geraram outros momentos de atrito, em especial a disputa em Picos, onde Wellington Dias teve participação intensa pela candidatura de reeleição de Walmir Lira (PT), contra Gil Paraibano (PP). Os atritos voltaram a crescer na discussão da reforma administrativa de março passado, quando foram criadas nove Coordenadorias com status de secretaria.

A tensão entre as duas siglas chegou a aumentar há duas semanas, quando o deputado Fábio Abreu (PTB) resolveu retornar ao Congresso e votar a favor da denúncia contra o presidente Michel temer. O movimento foi visto como apoiado por Wellington Dias, em prejuízo do PP, já que a volta de Abreu implicou na saída de Mainha, um voto certo a favor de Temer.

Tudo piorou com a discussão da proposta de aumento de imposto. Alegando princípio progrático, o PP decidiu posicionar-se contra o projeto do governador Wellington Dias. A reação do governador foi tirar da Assembleia dois suplentes do PP (Belê Medeiros e B. Sá Filho) que exerciam o mandato. O deputado Júlio Arcoverde foi muiito crítico à ação do governo.

O encontro de hoje à tarde é uma tentativa de aparar as arestas entre as duas siglas. A intenção do Karnak é evitar uma situação sem volta, comprometendo a aliança entre os dois partidos na eleição de 2018.

 

Fonte:CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais