35.3 C
Piauí
27 de julho de 2021
Cidades em Foco
Geral Política

Wellington Dias garante que municípios do Piauí já podem vacinar acima de 18 anos

Wellington Dias — Foto: CCOM
O governador Wellington Dias (PT) reforçou, nesta sexta-feira (18), que os municípios do Piauí estão “livres” para definir as estratégias de vacinação contra a Covid-19 para a população a partir de 18 anos. O chefe do Executivo Estadual informou que resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definiu que 20% das doses da vacina que chegam ao Piauí devem ser destinadas para pessoas com comorbidade e 70% para o público em geral, incluindo grupos essenciais.
“A gente deu liberdade aos municípios. A gente permitiu que acima dos 18 anos o município pode programar como será a vacinação. Às vezes o município ficava amarado na burocracia da regra com vacina mas esperando autorização. Agora é o município que programa e isso está dando bom resultado pela importância de salvar vidas”, disse o governador.
Wellington Dias, que também representante da temática vacina do Fórum dos Governadores, informou, ainda, que apresentou nessa quinta-feira (17) ao Ministério da Saúde a proposta de diminuir o intervalo entre a primeira e a segunda dose das vacinas Astrazeneca e Pfizer.
“As vacinas Pfizer e Astrazeneca a gente pode aplicar a segunda dose depois de 21, 28, 30 dias e atualmente estamos ficando com a vacina esperando a data da segunda dose. Ao vacinar com a segunda dose, a ciência diz que a gente imuniza mais e salva mais vidas. Esperamos ter a aprovação por parte do Ministério da Saúde”, defende Wellington Dias.
Sobre a expectativa do envio da vacina Sputinik V ao Brasil,  Wellington Dias garante que na próxima semana o cronograma da entrega das doses será apresentado pelo Fundo Soberano Russo. Neste primeiro momento serão entregues  doses de acordo com 1% da  população de cada estado solicitante.
“As vacinas serão entregues na última semana de junho para no início de julho começarmos a vacinar”, garante.
Distribuição das doses da Sputinik V:
• Bahia – 300 mil doses
• Maranhão – 141 mil doses
• Sergipe – 46 mil doses
• Ceará – 183 mil doses
• Pernambuco – 192 mil doses
• Piauí – 66 mil doses

CEIR São João do Piauí

As declarações do governador foram dadas durante a inauguração do Centro Especializado de Reabilitação (CER II) de São João do Piauí.

A princípio o Centro de Reabilitação deverá atender as pessoas com sequelas da Covid-19, assim como os demais Centros, em Teresina e Parnaíba. O CER II de São João do Piauí será a primeira unidade no Território Serra da Capivara a oferecer os serviços para duas modalidades de reabilitação: deficiência física e visual.

A obra foi executada com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias, com contrapartida do Estado e Orçamento da União. O valor da obra supera os R$ 3 milhões.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais