34.1 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Wellington Dias lidera pesquisa Data AZ na disputa pela reeleição

A primeira pesquisa do Instituto Data AZ para as eleições de 2018 indica uma margem bastante favorável para Wellington Dias (PT), candidato à reeleição. O governador tem 27,83% das intenções de voto em sondagem espontânea e 42,42% na pesquisa estimulada.

Os adversários mais próximos do petista nas pesquisas são o prefeito de Teresina, Firmino Filho, do PSDB, e o deputado estadual Dr. Pessoa, do PSD. Firmino aparece com 1,92% na pesquisa espontânea e 12% na estimulada. Pessoa tem 2,67% e 12,5%, respectivamente.

Na pesquisa espontânea, o pré-candidato tucano ao governo do Piauí, deputado estadual Luciano Nunes, desponta com meio ponto percentual nas intenções de voto – o mesmo índice de Silvio Mendes (PP).

Luciano fica atrás de João Vicente Claudino (sem partido) na sondagem estimulada. O tucano tem 2,08% das intenções de voto, enquanto o ex-senador dispõe de 3,75%.

O advogado Valter Rebelo, que ensaia uma candidatura ao governo estadual pelo PSC  tem 1% das intenções de voto em pesquisa estimulada e Fábio Servo, que pretende o governo, em dobradinha com o candidato presidencial Jair Bolsonaro, tem um traço de 0,25% nas intenções de voto.

REJEIÇÃO E INDECISÃO

A pesquisa mediu a rejeição aos candidatos com uma pergunta em aberto, ou seja, sem apresentar os nomes dos postulantes. Com isso, se estabeleceu de modo espontâneo quais os nomes que o eleitor não escolheria de modo algum para ser governador.

Neste quesito, Wellington Dias teve rejeição de 11,42%, seguido por Firmino Filho, com 7,42%, João Vicente Claudino (6,92%), Dr. Pessoa (3%), Wilson Martins (2,17%), Luciano Nunes (1,42%) e João Henrique (1,25%). Outros  20 nomes foram citados, mas com percentual bastante abaixo, de rejeição.

Com rejeição pequena para eventuais candidatos a governador, alto mesmo é o índice dos que não rejeitam nenhum deles: 55,17%.

A não rejeição pode ser reflexo do desconhecimento dos candidatos e até desinteresse pela eleição. Mas também tende a ser resultante da indecisão sobre a escolha de governador, medida na pesquisa espontânea, na qual seis em dez dos entrevistados (59,5%) não sabem em quem votar para o governo estadual.

Na sondagem estimulada, os indecisos somam 7,83%, mas 14,58% dizem que não votariam em nenhum dos dez nomes sugeridos pelo Data AZ como candidatos a governador.

WELLINGTON LIDERA EM TODOS OS CENÁRIOS

O Data AZ simulou cenários em que o atual governador disputaria diretamente o cargo com Firmino Filho, Dr. Pessoa e Luciano Nunes. Se a eleição fosse hoje, Wellington Dias venceria a todos.

Contra o prefeito de Teresina, o petista teria 53,5% dos votos, com 22,42% para Firmino, 17,08% de nulos e brancos e 7% de indecisos.

No cenário de disputa com Dr. Pessoa, Wellington aparece com 51,58%, contra 24% do deputado estadual, com 9,33% de indecisos e 15,08% de nulos e brancos.

O tucano Luciano Nunes tem somente 10,92% das intenções de votos num cenário de disputa direta com Wellington Dias, que soma 59,75%, tendo 9,83% de indecisos e 19,5% de nulos e brancos.

Veja abaixo os gráficos da pesquisa:

Ficha técnica da pesquisa

Número de entrevistas – 1.200.

Área pesquisa: 55 municípios em 12 territórios de desenvolvimento.

Nível de confiança: 95%.

Margem de erro: 2,8% para mais ou para menos.

Registro na Justiça Eleitoral: Nº PI-04473/2018,

Contratante: Diretorio Regional do Partido da Republica (PR) do Piauí

Estatístico Responsável: Laércio de Souza Araújo

Pesquisa liberada para divulgação a partir de 09.03.18

 

 

Fonte: PortalAZ

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais