31.4 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Wellington Dias relata dificuldades para aquisição de respiradores para o Piauí

O chefe do Executivo estadual conversou ontem (6) com a O DIA TV - Foto: Assis Fernandes/O Dia

O governador Wellington Dias (PT) revelou nesta segunda-feira (6), durante entrevista ao programa O Dia News, que o Piauí enfrenta dificuldades para adquirir respiradores e outros equipamentos essenciais ao tratamento de pacientes com a Covid-19. De acordo com o chefe do executivo, em pelo menos duas oportunidades, equipamentos adquiridos pelo governo acabaram barrados antes de chegarem ao Estado.

Uma das situações relatadas pelo governador diz respeito à compra realizada de forma conjunta pelos governadores do Consórcio Nordeste, que acabou barrada nos Estados Unidos. “Nesse bloqueio que foi feito de respiradores, tinham 80 para o estado do Piauí. A gente comprou da China, mas era uma empresa americana. Saiu da China para os Estados Unidos, quando chegou lá, foi bloqueado”, relatou Dias.

Ainda de acordo com o governador, alguns equipamentos também chegaram a ser barrados dentro do Brasil. “Tivemos uma situação que, mesmo dentro do Brasil, outros 30 respiradores comprados pelo Piauí foram confiscados pelo Ministério da Saúde”, completou.

Apesar das dificuldades relatadas, o governador enfatizou durante a entrevista que a meta do governo do Estado é possibilitar que os equipamentos cheguem à todas as regiões do Piauí, para garantir o atendimento às vítimas da Covid-19. “Estamos aguardando. Infelizmente chegam à conta gota. Chegam 20, chegam 10. Há a necessidade de garantir as condições de atendimento”, disse.

Ainda durante a entrevista, o governador anunciou que o Piauí já gastou aproximadamente R$ 156 milhões no combate à pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, o recurso foi aplicado em áreas como saúde, segurança e social.

Por: Natanael Souza, do Jornal O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais