23.5 C
Piauí
18 de abril de 2021
Cidades em Foco
Geral Política

Wellington Dias sanciona lei para redução de juros e multas de ICMS, IPVA e taxas do Detran no Piauí

Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). — Foto: Divulgação/Sefaz/SE

O governador Wellington Dias (PT) sancionou a lei de nº 7.493, de 5 de abril, que institui o Programa de Recuperação de Créditos Fiscais no Piauí que faz uma redução no pagamento de juros e multas de tributos estaduais para que os débitos possam ser regularizados.

A lei garante a redução de juros e multas em relação aos tributos ocorridos até 31 de dezembro de 2020 relacionados a Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e de taxas referentes ao licenciamento de veículos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI).

Para ter acesso ao benefício, é necessário que a adesão ao programa aconteça até o dia 31 de agosto deste ano. A medida vale até mesmo para os que estão inscritos na dívida ativa. Os débitos tributários devem ser consolidados na data do pedido de ingresso no programa.

A Secretaria Estadual de Fazenda ainda vai regulamentar as normas referentes ao início do programa e como pode ser feita a inscrição.

lei é de autoria do Governo do Piauí, com o objetivo de diminuir o impacto socioeconômico provocado pela pandemia da Covid-19.

ICMS

A lei garante a redução de:

  • 95% dos juros e multas punitivas e moratórias se ocorrer o pagamento integral dos débitos;
  • 90% dos juros e multas punitivas e moratórias se ocorrer o pagamento dos débitos em até 10 parcelas mensais e consecutivas;
  • 75% dos juros e multas punitivas e moratórias se ocorrer o pagamento em até 20 parcelas mensais e consecutivas;
  • 60% dos juros e multas punitivas e moratórias se ocorrer o pagamento em até 60 parcelas mensais e consecutivas.

Os créditos tributários decorrentes exclusivamente de penalidade pecuniária, por descumprimento de obrigações acessórias, terão redução de 90% do seu valor original e dos demais acréscimos legais, se forem pagos à vista. O pagamento não poderá ser inferior a 50 UFR-PI se for de contribuintes na categoria de microempresa e de 200 UFR-PI se for nas demais categorias.

IPVA e Licenciamento do Detran

A lei garante a redução de:

  • 95% dos juros e multas punitivas e dos juros se ocorrer o pagamento integral dos débitos;
  • 80% dos juros e multas punitivas e juros se ocorrer o pagamento dos débitos em até 6 parcelas mensais e consecutivas;
  • 70% dos juros e multas punitivas e moratórias se ocorrer o pagamento em até 12 parcelas mensais e consecutivas;

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais