26.1 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Wellington Dias vai criar secretaria de Agronegócios e extinguir duas outras

Já em fase final de formatação, a reforma administrativa que o governador Wellington Dias (PT) vai encaminhar à Assembleia Legislativa extingue nove coordenadorias, elimina duas secretarias com fusões e cria uma nova pasta, a Secretaria de Agronegócios. E há ainda uma importante discussão interna: o que fazer com a Fundação Hospitalar – que tanto pode ser mantida como terminar extinta.

Extinções com fusões:
Deixarão de existir as secretarias de Mineração e do Trabalho. A pasta que cuida da mineração vai se integrar, através de fusão, à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Já a secretaria do Trabalho passa a fazer parte da estrutura da SASC, que já tem ações relacionadas a esse campo.

Secretaria para o agronegócio:
A disputa entre PT e PSD pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) acaba com a decisão do governador de criar a Secretaria do Agronegócio. Assim, o PT mantém o controle da SDR e a atenção aos pequenos produtores, em especial à agricultura familiar. Já a nova secretaria deve recair na conta do PSD, pelo vínculo histórico do deputado Júlio Cesar com o agronegócio.

Acabam Coordenadorias:
As coordenadorias criadas em 2017 para acomodar aliados do MDB serão extintas. São nove. Permanecem três que já existiam antes – as do combate às drogas, atenção à juventude e políticas para a mulher. Nessa conta não entra a CCom, que de fato tem status e estrutura de secretaria.

Dúvidas sobre Fundação Hospitalar:
Em outros estados, a criação de Fundações Hospitalares melhorou o funcionamento da saúde pública. Aqui no Piauí essa mudança praticamente não surtiu efeito. Daí, a fundação pode ser mantida ou não. Certo mesmo é que os hospitais perdem autonomia financeira.

Reforma espera definição das comissões na Assembleia

O desenho da reforma está em fase final: na sexta-feira, o governador Wellington Dias fez reparos ao projeto e esta semana a equipe encarregada deve dar forma definitiva ao texto. Mas o encaminhamento ainda passa com uma conversa com os líderes partidários e, principalmente, pela definição dos presidentes das comissões técnicas na Assembleia Legislativa.

Segundo o presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (MDB), essa definição ocorrerá até meados da próxima semana. O governo quer ter aliados confiáveis em comissões estratégicas, como a CCJ, pretendida pelo MDB para João Madison. Somente depois disso o projeto já praticamente fechado será encaminhado.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais