27.3 C
Piauí
27 de novembro de 2020
Cidades em Foco
Geral Picos Saúde

Wellington Dias visita obra de hospital que irá beneficiar 500 mil pessoas de 60 municípios na região de Picos

Na manhã desta sexta-feira (30), o governador Wellington Dias esteve visitando as obras do novo hospital de Picos. A unidade de saúde contará com 152 leitos de internação. O Hospital tem previsão de entrega para 2022 e teve as obras iniciadas em julho deste ano. Estão sendo investidos R$ 29.495.354,79.

A nova unidade de saúde será chamada de Centro de Referência Médica e atenderá cerca de 500 mil pessoas de mais de 60 municípios da macrorregião do Vale do Guaribas. Serão mais de 11 mil metros de área construída. Os recursos são do Tesouro Estadual e do Ministério da Saúde.

Governador e equipe visitam as obras do novo hospital de Picos (Fotos: Paulo Barros)

“Está obra tem uma importância muito grande para nosso estado. É um convênio com o governo federal e possui uma participação significa com o estado, onde está sendo investido cerca de 30 milhões de reais. Já estamos com uma estrutura bem adiantada com o objetivo de oferecer um novo hospital para Picos e região, oferecendo 152 leitos, UTI pediátrica e adulta, centro cirúrgico, entre outros. Ou seja, a unidade de saúde irá reforçar o atendimento que já vem sendo realizado pelo Hospital Justino Luz”, destaca Wellington Dias.

A obra foi contratada por meio do Consórcio Hospital de Picos Comtermica/Sahliah em 29 de maio de 2018, com prazo de execução de 825 dias a contar da emissão da ordem de serviço, e com prazo de vigência até 31 de dezembro de 2022, por meio do contrato n.º 129/2018. O termo para a retomada das obras foi assinado pelo governador Wellington Dias e os secretários de Estado da Saúde, Florentino Neto, e da Fazenda, Rafael Fontelles, ainda no mês de julho, dando início às obras de conclusão da 1ª etapa da construção do Centro de Referência Médica de Picos.

O hospital terá dez leitos de UTI pediátrica, dez leitos de UTI adulto, cinco salas de cirurgia de alta complexidade, central de processamento de resíduos, quatro salas de parto normal, auditório com 150 lugares, refeitório e biblioteca, além de servir como hospital-escola para os alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos.

O consórcio iniciou os serviços com a limpeza e raspagem de vegetação rasteira do canteiro de obras, como também do levantamento das condições físicas das construções. O percentual de serviços executados até o momento é de aproximadamente 5% da obra, com previsão para ser concluída em outubro de 2022.

Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais