30.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Wellington e governadores do NE pedem mais recursos contra a seca

O governador Wellington Dias e demais governadores do Nordeste reúnem-se hoje com a presidente Dilma para pedir a liberação de recursos para construção de obras de combate à seca. Os gestores querem uma solução o mais rápido possível para combater os problemas climáticos. A seca do Nordeste está no quarto ano seguido.

Segundo o secretário Estadual de Defesa Civil, Hélio Isaías, Wellington vai pedir liberação de recursos emergenciais e ainda verbas para a continuação de obras importantes, como as adutoras do Sudeste, do Litoral e Padre Lira, que vão melhorar o fornecimento de água para vários municípios.

“A situação é grave e temos uma perspectiva de que 2016 será ainda pior, o que caracterizaria o quinto ano consecutivo de seca. Na região de São Raimundo Nonato, o período chuvoso começa em outubro e até agora, nada”, lamenta o secretário.

Atualmente, 165 municípios do Piauí estão em estado de emergência, cujo decretos serão encerrados no dia 27 de dezembro. “Dependendo da situação, o estado de emergência pode ser prorrogado ou não”, afirma Hélio Isaías, frisando ainda que a seca agora chegou à zona urbana, o que mostra o quadro severo da estiagem. Até para achar água do subsolo está difícil.

Além de dinheiro para as adutoras, Wellington destacou que colocará em pauta as reivindicações da população atingida pelos municípios, especialmente os do semiarido, que estão em situação de emergência por conta dos efeitos da estiagem. Dias afirmou que, entre as propostas que serão apresentadas à presidente estão a ampliação do abastecimento regular de água com o uso de carros-pipa, a retomada e conclusão de obras de barragens (como a Tinguis e a de Atalaia), o incentivo aos projetos produtivos emergenciais e a construção de adutoras de engate rápido.

 

Fonte: Jornal O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais