25.7 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
Campinas do PiauíGeral

XI Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Campinas do Piauí

A Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Campinas do Piauí – PI, realizou na última terça-feira, 24 de agosto, a XI Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.

O Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, Francisco de Assis Leal, declarou aberta a XI Conferência Municipal de Assistência Social, no início da cerimônia, relatou a importância da política de assistência social, bem como agradeceu aos participantes da sociedade civil e órgãos públicos pela participação na avaliação, discussão e construção das propostas para promover uma política de assistência social mais eficiente. Em seguida, realizou a leitura do regimento interno, que foi aprovado.
Em seu pronunciamento, a secretária de Assistência Social, Erika Raianna, agradeceu ao empenho da equipe na realização da conferência. Destacou também toda as ações em que a pasta realizou e continuará fazendo este ano, bem como os programas em que o município está sendo contemplado.
A palestra foi realizada pela Assistente Social, Conceição Segunda, e o Historiador, Junior Viana, descreveram os reflexos causados ao longo dos anos em decorrência das situações de vulnerabilidade da população. Em seguida, relatou o avanço da política de assistência social como política pública com a aprovação da nova constituição federal de 1988 e aprovação de outras leis importantíssimas dentro desta política. Fora feito ainda atividades lúdicas que contou com a presença dos participantes, por fim, a Assistente Social orientou sobre os diversos eixos que norteiam a referida conferência, sendo elaborados propostas para união, estado e município, estes eixos foram divididos em cinco, a seguir:
EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdade;
EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

No final, os grupos apresentaram suas propostas, tendo cada uma delas sido aprovadas pela plenária e, em seguida, eleitos os delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social.
O evento contou com participação da Vice-Prefeita Ana Maria, Secretária de Saúde e primeira-dama, Andréa Moura, as Vereadoras Márcia Moura, Irmã Joelma, secretários, trabalhadores do SUAS, SUS, Poder Judiciário, Educação, Conselheiros Municipais de Assistência Social, Conselheiros Tutelares e população usuária dos serviços.

Veja fotos:

  • Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais