27.9 C
Piauí
17 de outubro de 2021
Cidades em Foco
Bela Vista do Piauí Geral

Bela Vista do Piauí faz bonito em campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida

Bela Vista do Piauí fez bonito na realização da Campanha Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção do suicídio e valorização da vida. A Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, desenvolveu uma vasta programação em alusão à campanha Setembro Amarelo – Todos pela Vida.

Durante todas as quartas-feiras do mês de setembro, as psicólogas do CRAS, Laiane Moura e do NASF, Yanna Lopes, estão participando do programa do meio-dia na rádio Jatobá dos Coelhos FM, através do Momento de Saúde Mental, trazendo temas como ansiedade e depressão, além do esclarecimento de dúvidas da comunidade em geral acerca das temáticas por elas discutidas.

As psicólogas também foram responsáveis por conduzir uma Roda de Conversa com as famílias dos adolescentes acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, pelo NASF e pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes- NUCA, no dia 16/09, na Câmara Municipal. Esse momento foi muito rico, e pôde proporcionar uma grande sensibilização sobre a temática da Valorização da Vida e relacionamento entre pais e filhos, além de acolhida e compartilhamento de dúvidas e angústias trazidas pelo público presente.

No mesmo dia, houve ainda uma palestra informativa, seguida por uma oficina vivencial, também conduzidas pelas psicólogas, direcionadas aos adolescentes participantes dos grupos supracitados. Na ocasião, as psicólogas procuraram trabalhar o tema de maneira dinâmica e participativa, trazendo os jovens para o debate e discussão, acolhendo suas demandas de uma maneira leve e descontraída, sem perder o foco da temática proposta.

Dando continuidade ao planejamento proposto, a Secretaria Municipal de Saúde convidou o psicólogo Walter Sobrinho, que conduziu a discussão do tema, procurando sensibilizar e orientar os profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social, que atuam diretamente com o público, trazendo questionamentos e reflexões pontuais sobre o suicídio, os possíveis sinais apresentados, como acolher essa demanda, e como agir diante de uma suspeita.

Este momento foi considerado de fundamental importância para os profissionais do município, que puderam compartilhar as suas dúvidas e receios, refletir sobre sua postura diante desse tema tão sensível, porém, que deve ser constante discutido por todos. Ressalta-se que as ações direcionadas a essa temática não estarão restritas apenas ao mês de setembro, e estarão sendo inclusas no planejamento continuado de todos os equipamentos públicos disponíveis no município!

Já no dia, 30, foi realizado o encerramento das atividades alusivas ao Setembro Amarelo, que contou com a presença do profissional de educação física e capoterapeuta Cláudio Eufrásio. Ele falou sobre a vivência de capoterapia, que é uma atividade que utiliza a música popular brasileira e a ludicidade da capoeira em forma de terapia, com o objetivo de promoção de saúde física e mental para a terceira idade, respeitando suas potencialidades, capacidades físicas e otimizando a saúde mental, física e convívio social, que são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos (SCFV).

Vale ressaltar que, diante da pandemia do Covid-19 aumentaram ainda mais as doenças psicossociais, principalmente no público idoso, sobretudo, percebendo a necessidade de melhoria na saúde mental, como também física, o professor Cláudio Eufrásio e a equipe SCFV, promove essa ação da capoterapia para uma melhoria na saúde nos aspectos psíquica e motora da terceira idade da sede e da comunidade Patos, podendo destacar, a emoção e a felicidade amenizando suas angústias, anseios e a saudade do grupo dos idosos.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DO ENCERRAMENTO DO SETEMBRO AMARELO!

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais