28.9 C
Piauí
21 de setembro de 2020
Cidades em Foco
Destaque Geral

Prefeitura inaugura mais uma UBS na zona rural de Queimada Nova do Piauí

A saúde de Queimada Nova do Piauí vive uma nova história. Na tarde deste sábado, 8 de agosto, a população do povoado Capim e região recebeu uma moderna Unidade Básica de Saúde, que facilitará o acesso aos serviços de saúde para os moradores daquela região que fica distante a cerca de 30 km da sede do município.A inauguração foi realizada de forma restrita e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, em virtude, da pandemia do coronavírus. 

O prefeito Raimundo Júlio afirmou durante a entrega da obra que foi um momento de realização, pois a comunidade Capim agora conta com uma UBS toda equipada e pronta para atender a população. “É com muita alegria que estamos inaugurando mais uma UBS no nosso município aqui no Capim. Uma UBS que funcionava em uma casa, hoje está com mais conforto, mais espaço, mais qualidade para os profissionais, funcionários e a população do Capim e da região vizinha”, frisa.

Raimundo Júlio destaca que essa é a segunda Unidade Básica de Saúde que é inaugurada na sua administração, sendo que a primeira foi na comunidade Jacú, zona rural do município. Ele afirma que a prioridade de toda a sua equipe é a saúde, tanto que nos próximos dias será entregue mais uma obra na área da saúde para atender melhor às necessidades do povo.

“Vamos inaugurar agora na próxima semana, a Unidade de Saúde lá da cidade de Queimada Nova, a antiga, reformamos, ampliamos e vai ficar bem grande para o povo de Queimada Nova. Lá vai ser uma obra com recursos próprios no valor de R$ 660 mil reais”, afirma o prefeito.

A Unidade Básica de Saúde da comunidade Capim conta com consultórios, sala de estocagem/dispensa de medicamentos, sala de DML, sala de curativos, de vacina, de atividades coletivas/ ACS, consultório odontológico, sala de inalação coletiva, sala de observação/ coletiva/ procedimento, sala de esterilização, expurgo, almoxarifado, administração e gerência, e banheiros.

O vice-prefeito do município, Jeso Dias, fala entusiasmado sobre a importância de inaugurar mais uma UBS  na zona rural de Queimada Nova. “É um momento importante para todo povoado Capim, como as demais localidades aqui vizinhas, e para todo município, porque é uma construção de uma nova UBS, onde vai proporcionar mais qualidade no atendimento, no trabalho dos profissionais, assim como as pessoas que precisarem ser atendidas”, ressalta Jeso Dias.

Jeso Dias ainda afirma que o compromisso da atual gestão realmente é a saúde do município de Queimada Nova. “Essa é uma segunda UBS, segundo povoado, já temos um terceiro povoado que também já conta com o serviço de UBS toda equipada. A Unidade de Saúde de Queimada Nova é uma coisa de primeiro mundo, é um espaço físico grande, vamos entender que seja um hospital, de fato não é um hospital, mas é uma Unidade de Saúde que tem subestrutura como um hospital”, diz o vice-prefeito.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Nazaré Coelho, é um grande avanço na saúde de todo município, já que a Unidade Básica de Saúde foi inaugurada em uma comunidade tão distante da cidade. “É uma honra para a gestão do Prefeito Raimundo Júlio, a gente está entregando a segunda Unidade Básica de Saúde em uma localidade mais distante do município que, vai trazer mais comodidade, vai trazer mais atendimento que aqui não tem semanalmente, que é a parte da enfermagem, o auxílio para a população da vizinhança, não é só da localidade Capim, são várias comunidades aqui próximas”, ressalta Nazaré Coelho.

Nazaré Coelho afirma que a previsão de atendimento já é para a próxima semana. Segundo ela, a UBS agora conta com espaço para atendimento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com espaço para enfermagem, onde será possível realizar exames como o do Papanicolau, testes rápidos e até mesmo aplicação de vacinas.

Gilmar Coelho reside na comunidade Capim há mais de 10 anos. Ele afirma que antigamente a pessoa que precisasse de atendimento médico tinha que se deslocar mais de 30 km para a cidade, hoje, só precisa andar alguns metros para encontrar assistência médica.  “Antigamente tinha que sair daqui para Queimada Nova, deslocava 32 km para procurar um médico. Hoje a  felicidade é imensa não só para minha pessoa que estou aqui falando, mas para todas as pessoas dessa localidade e da vizinhança que vai ser beneficiada por esta obra”, explica o morador.

Por Wesley Monteiro / Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais